As integrantes da ORVAM são responsáveis pela produção das perucas, feitas com os cabelos provenientes de doações. A confecção é realizada na própria sede da ONG.

Assim que chegam à ORVAM, as vítimas de escalpelamento recebem uma peruca, confeccionada especialmente para cada tipo de rosto. Esse é o primeiro passo para a recuperação da autoestima. Em média, as perucas têm vida útil de 1 ano e meio a 2 anos, por esse motivo, precisam ser renovadas frequentemente. Além disso, para se manter, a ONG vende perucas a outros públicos, como pessoas com câncer, lúpus, alopecia ou para aqueles que usaram algum produto químico que causou a queda dos cabelos.

Um dos problemas que a ONG enfrenta é o uso indevido da sua imagem por alguns salões de beleza da cidade de Belém-PA, os quais afirmam receberem doações de cabelos em nome da instituição. A ORVAM não mantém nenhuma parceria desse tipo com salões de beleza. Portanto, para fazer as doações dos fios, o mais indicado é ir à sede da ONG, localizada na AV. João Paulo II, Lote 134, bairro Castanheira. Recomendamos o comprimento de cabelo para a confecção de perucas de 30 cm. Antes de cortar, a doadora precisa amarrar os fios em formato de rabo de cavalo, para facilitar o manuseio.

Se você decidir doar seus cabelos para a ORVAM é muito importante efetuar a doação APENAS EM NOSSA SEDE ou enviar pelos correios para nosso endereço:

Av. João Paulo II, lote 134, bairro Castanheira CEP: 66.645-240 - Belém (PA)

Quem mora em lugares distantes também pode doar. As doações podem ser enviadas pelos Correios diretamente para o endereço da sede. Esse é um ato importante não só para as mulheres que buscam recomeçar a vida após o acidente, mas também para que o trabalho da ONG continue ajudando as pessoas no processo de recuperação da autoestima e reinserção na vida social.